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Parallax Engine

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1Parallax Engine Empty Parallax Engine Qua Dez 19, 2012 9:50 pm

warlock200

warlock200

Bem Galera Warlock Aqui De Novo ^^ E Hoje Irei Trazer Uma Engine Que Achei E Ainda Tera Varias Atualizacoes Segundo O Próprio Dono! Bem Sem Inrolação As Infos Abaixo!
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Introdução
O objetivo do projeto é criar uma engine que possibilite a criação de jogos 2D no formato RPG sem que haja a necessidade de digitar uma linha de código, por parte do criador do jogo, identico ao que ocorre com o RPG Maker, porém com as seguintes vantagens:

Projeto Open Source : O usúario da engine podera se quiser fazer alterações personalizadas diretamente no código fonte.
Possibilidade de rodar em qualquer sistema operacional (S.O) que tenha um JVM (Maquina Virtual Java) em que o Slick+LWJGL atuem, e tenha hardware dentro dos padrões minimos.
Não ter a necessidade de conhecer nenhuma linguagem de programação, apenas conceitos básicos de operação em qualquer sistema operacional.
Inicialmente poder gerar jogos no mesmo estilo do RPG Maker e depois expandir para outros modos (Estou desenvolvendo o projeto para deixa-lo modular (Partes independentes que se juntam, formando uma maior))
Futuramente com suporte online, possibilitando MMOG ou MMORPG (Lembrando que um prototipo foi feito e testado o JMMORPG, onde tive sucesso nesse requisito).
Custo zero, ele usa tecnologias livres e de código aberto (Free and Open-Source) para a construção do mesmo.
Padronização no código e na criação final do produto.
Utilização de técnicas modernas para o desenvolvimento do projeto, garantindo compatibilidade com conceitos e tecnologias atuais.
Para quem quer entrar na área de desenvolvimento de jogos, principalmente em Java é uma excelente escola.
Qualidade e simplicidade, se é para qualquer um poder criar, não pode ser complexo (Mesmo o fonte dentro do possível, procuro manter o mais objetivo, enchuto e padronizado), porém deixo a resalva que conforme o projeto cresça, seu código fonte tende a ficar mais robusto.
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Perguntas mais comuns (FAQ)
O projeto pode ser direcionado para Android?

Resp: Sim, recentemente o SlickAE que seria a versão do Slick2D para Android esta parado. Porém estou mudando para a LibGDX que da total suporte para Android, Desktop e HTML.

O projeto funciona Web (Applet)

Resp: Ainda Não, mas a proposta demigração para o LibGDX é justamente da suporte HTML para o mesmo. Em em tese não teriamos a nescessidade disto, já que o mesmo vai utilizar JWS (Java Web Start), o que para muitos é melhor.

O foco da engine é ser uma fabrica de jogos somente ao estilo RPG?

Resp: Sim, pois qualquer engine precisa de um foco, esta engine se baseou no RPGMaker como modelo, seguindo seus padrões.

Existe a ideia de migrar engine nem que seja conceitualmente para 3D ou outra linguagem como C++?

Resp: Para 3D sim, para outra linguagem não, o foco dela é ser forte justamente onde existe esta deficiencia.

Tudo que tem no JMMORPG tem no Parallax?

Resp: Sim! Com exceção do modo Multiplayer que vou implementar em breve. (Obs.: Recentemente estamos mudando para o LibGDX e dando um upgrade para o projeto).
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Qual tipo de apoio o projeto necessita para funcionar!
Designer gráfico: Para desenhar as telas do jogo, apesar de já existir, sei que podem ficar mais bonitas visualmente (Acreditem é bem fácil, pois as telas funcionam no mesmo conceito de uma Skin/Template), por exemplo a tela é composta por paineis, um dentro do outro e os paines tem uma imagem de fundo, os botões carregam a imagem já pré-estabelecida, se mudar a skin da imagem, muda no projeto, depois vou postar um video tutorial de como é feito o designer da engine, para desmistificar qualquer possivel complexidade grafica que o projeto possa passar.
Desenvolvedor (para o Database do projeto): Atualmente a engine trabalha com banco de dados embarcado (Apache Derby) e pode alternar entre outros bancos (Lembrando que no passado utilizavamos XML), o projeto tem varios flancos a serem projetados e estou focado no código da engine, então um DBA que possa cuidar disso, seria de grande ajuda e teria todo o meu apoio no que precisase.
Desenvolvedor (Java): Ajudaria bastante para dividir as tarefas, acelerando a parte do motor (Engine).
Music Composer: Alguem para compor musicas e sons, seria de grande ajuda.
Map Designer: Seria ótimo ter alguem para desenhar os mapas.
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Arquitetura do Projeto (versão -OffLine)
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Obs. (1): Na versão OnLine o diagrama acima deve mudar um pouco.

Obs. (2): NÃO é mais utilizado XML como "Banco de dados", atualmente estamos utilizando o Apache Derby como Banco de Dados!
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Downloads/Informacoes
Versão da Engine: 2.0.0

Como rodar o 1° Exemplo:
Crie uma pasta (diretorio).
Descompacte o db.zip, resources.zip, properties.zip e o laucher.zip dentro dela.
Coloque o Parallax.jar e o dbeditor.jar dentro desta pasta.
Descompacte o conteúdo do Native Library de seu sistema operacional nesta pasta.
Pronto agora só executar o parallax.bat/dbeditor.bat (Windows) ou parallax.sh/dbeditor.sh (Linux)

Sistemas Operacionais já testados:

Windows 32 bits
Windows 64 bits
Linux Ubuntu 32 bits
Linux Ubuntu 64bits

Observação: A Engine precisa da biblioteca nativa para abrir seu exemplo.

Como baixar o Projeto
SVN: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Parallax2D: Projeto principal
O Parallax2D é framework de apoio a LibGDX para jogos em 2D. Inspirada no modelo do Cactus2D da Sertão Games, com as seguintes diferenças:

Cactus2D abrange um ambiente mais generico servindo para a criação de jogos além da libGDX, o Parallax2D é especializado nos recursos da LibGDX.
Cactus2D possui um sistema com acoplamento forte para a utilização, porém funciona com o conceito de Objetos e Componentes (Deixando aberto o projeto, já que novas funcionalidades podem virar componentes), o Parallax2D trabalha com acoplamento fraco para a utilização, porém o fato de ser especialista deixa o Parallax2D mais agil dentro do uso da LibGDX.
O Cactus2D é um excelente projeto, mas acabei precisando de algo mais especialista que utiliza-se os recursos nativos da LibGDX (Tentei re-escrever o Cactus2D, mas ao ver que iria modificar em muito o projeto deles, praticamente todo, optei por escrever este framework e liberar aos desenvolvedores do Cactus e ver o que eles podem ou não adaptar ao projeto Cactus2D). Mas meu agradeciment especial é que, ele foi a fonte da ideia de separar o que é geral do especifico.

O Parallax2D esta sendo usado na versão 3.0 do Parallax (Unlimited).

Em relação a Heuristica de PathFinder, levei um tempo para conseguir desacoplar este sistema do projeto Slick2D. Pois a logica aplicada foi criada pelo projeto Slick, apenas desacoplei de seu projeto inicial e trouxe para cá, tornando o mesmo reutilizavel em N situações, sem dependencia com nada. (Creditos aos desenvolvedores do Slick2D)

Ao gerenciador de Mapa creditos aos desenvovedores do LibGDX (Pois evolui uma classe de teste deles)

Ao componente de animação creditos ao Cactus2D (Que foi o modelo que adaptei para onovo contexto).

O sistema de movimento foi uma adaptação do sistema já utilizado na versão 2.0 do projeto

O componente de movimento usa física(Ex.: Box2D)?
Resp: Não! Nem todos o sistema de movimento deve utilizar física "real" (Como é o caso de um mmorpg por exemplo). Se vai ter ou não um componente especifico para movimento com box2d por exemplo é algo que sera visto futuramente.

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Adicional
Bem Esse Adicional Quem Esta Escrevendo Sou Eu Mesmo Warlock Bem Quero Adicionar Umas Coisas Aqui Para Que Voces Tenham Base De Como Usar E Como Programar Java Veja Meu Outro Topico De [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Bem A Engine Eu Ja Testei Precisa De Uma Certa Base Para Conseguir Usala Mais Nada EXTRAORDINARIO Entao Abaixo Vai Seguir As Mídias Da Engine!, Bem A Engine Tambem Conta Com Um Sistema De Dia/Noite E O Criador Ja Avisou Que Pretende Por Chuva E Varias Outras Coisas!
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Mídias
[ Java Game Engine 2D ] Parallax Project - Video 1 - Game Demo

Bem Esse Video Abaixo E Pra Mostrar A Engine No Android/Desktop

Editor De Mapas
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Tela De Missão
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Atributos Do Personagem 1
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Atributos Do Personagem 2
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Tela De Skills
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Tela de Mensagens (Obs: Mensagens que não seja de NPC, não tem foto do lado)
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Tela De Batalha
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Creditos:
Michel Montenegro Por Criar
Warlock Por Postar
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Links
Site Oficial : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Other Link Download [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

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